A adorável estátua da menina lendo livros

by - dezembro 31, 2018



Em todas as cidades que visito, procuro saber se há estátuas legais para fazer um registro. Muitos monumentos e estátuas são verdadeiras obras de arte (ok, todas são, mas algumas são meio sem graça), e geralmente rendem uma lembrança legal da viagem.




Recentemente encontrei esta estátua de bronze de uma garotinha lendo, ela está rodeada por uma montanha de livros. Achei muito encantadora! Qual não foi a minha surpresa quando descobri que ela está localizada aqui em Sevilha.

Descobri meio que sem querer, fazendo pesquisas na internet sobre outros monumentos. “A menina lendo livros”, como é popularmente conhecida, é uma homenagem à política e feminista espanhola Clara Campoamor, que entrou para história do país por se dedicar à defesa dos direitos da mulher.


“Só quem não considera as mulheres humanas é que afirma que todos os direitos humanos e civis não devem ser os mesmos para as mulheres e para os homens” 
Clara Campoamor


Nas décadas de 1920 e 1930, Clara defendeu o direito de voto da mulher, conquistado na Espanha em 1931 e exercido em 1933. Após a Guerra Civil espanhola, ela se refugiou na Suíça e jamais conseguiu retornar ao seu país.



A estátua é uma homenagem de Sevilha à feminista. Foi inaugurada em 2007, feita pela artista Anna Jonsson. Na inscrição, consta que ela é dedicada a Clara “pela sua contribuição incalculável para o trabalho dos direitos das mulheres”. A menina lendo faz referência à importância da formação para desenvolver um pensamento crítico.

Uma justa e bela homenagem a uma mulher que fez a diferença neste mundo.


LOCALIZAÇÃO: Plaza Pescadería, 41004 Sevilla.
No Google Maps

You May Also Like

0 comentários