Como uma amante de livros, adoro visitar livrarias quando viajo. Uma das que sempre quis conhecer foi a Shakespeare and Company, a famosa livraria parisiense que foi ponto de encontro de vários escritores no começo do século 20, e que apareceu em muitos filmes também.
O nome original da livraria vem daquela fundada por Sylvia Beach em 1919. Muitos escritores de prestígio frequentavam a Shakespeare and Company, ajudando a tornar o lugar uma referência cultural. Hemingway, por exemplo, a retratou no livro Paris é uma Festa. Porém, em 1940, a livraria foi fechada por causa da ocupação nazista na França e não reabriu mais. Essa é a história clássica da origem. Em 1951, uma segunda livraria foi aberta por George Whitman. Ele a nomeou Le Mistral, mas mudou o nome para Shakespeare and Company em 1964 para homenagear a livreira.
"Stratford-on-Odéon" foi o apelido dado por James Joyce à livraria. Era uma referência a Stratford-upon-Avon, cidade inglesa onde nasceu William Shakespeare."
Visitei a livraria em fevereiro de 2018. Fica perto da catedral de Notre-Dame, é só cruzar a ponte próxima (Petit-Pont) e andar alguns passos até a Rue de la Bûcherie, número 37.
Estava frio e muitas pessoas passeavam encasacadas pelas ruas de Paris. Algo me chamou a atenção quando me aproximei do endereço: havia uma fila! Foi a primeira vez que vi uma fila apenas para entrar em uma livraria sem estar acontecendo uma sessão de autógrafos ou coisa parecida. Nem liguei para o frio congelante na hora.
A fila até que andou rápido e entramos. É um lugar não tão pequeno mas relativamente apertado e meio labiríntico. É dividido em várias salas onde se pode sentar para ler, há banquinhos e os espaços são todos bem decorados. Há estantes de livros em todas as salas e pelos corredores, livros novos e usados em vários idiomas, mas principalmente inglês e francês.
Há também várias mensagens simpáticas nas paredes, além de recados com o pedido de que não se fotografe dentro da livraria. Acabei tirando apenas uma foto no segundo andar, pois encontrei uma gatinha dormindo em uma das poltronas e não resisti. Um monte de gente andando pra lá e pra cá e ela, toda sonolenta, puxando um sereno ronquinho.
Uma dica: não se esqueça de pedir para eles carimbarem o logo da loja nos livros que você for comprar. O logo vem com a carinha de Shakespeare escrito "Quilômetro zero".
EXTRA
Neste vídeo em inglês, Sylvia Beach fala sobre a abertura da Shakespeare and Company e as pessoas que frequentavam o lugar, como conheceu James Joyce (foi a uma festa levada por Ezra Pound) e os livros que publicou sendo editora, por exemplo "Ulisses". Ela diz que jamais imaginou que teria pessoas como Joyce e Ernest Hemingway entrando e saindo da sua loja. Deve ter sido mesmo emocionante!
Entrevista com Sylvia Beach, fundadora da Shakespeare and Company original
RESUMO
1. A livraria fica perto da Catedral de Notre-Dame.
2. Foi frequentada por escritores famosos como James Joyce, Ernest Hemingway, Ezra Pound, Gertrude Stein e F. Scott Fitzgerald.
3. É possível que você encontre uma pequena fila para entrar.
4. Não pode fotografar lá dentro.
5. Há muitos livros em inglês e francês, com preços de moderados a caros.
6. Reserve um dinheirinho para comprar algumas lembranças da loja.
7. Se você der sorte, vai encontrar uma gatinha dormindo em algum canto na loja.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: aberta diariamente, das 10:00 às 22:00, nós sabados e domingo a partir das 11:00.
ENDEREÇO: 37 rue de la Bûcherie 75005 Paris, França.ESTAÇÃO DE METRÔ MAIS PRÓXIMA: Saint-Michel, Cluny – La Sorbonne.
REDES SOCIAIS
No Facebook
No Instagram
No Twitter
LIVROS SOBRE A SHAKESPEARE & COMPANY
Shakespeare And Company Uma Livraria Na Paris Do Entre-Guerras
Shakespeare and Company
FILMES COM A SHAKESPEARE & COMPANY
Antes do pôr-do-sol
Meia-noite em Paris










0 comentários