Dicas para quem vai conhecer o Rijksmuseum, na Holanda

by - dezembro 28, 2018



Se você estiver visitando Amsterdã, não deixe de conhecer o Rijksmuseum. Este é o museu nacional holandês e um dos mais importantes do país. Cerca de 2 milhões de pessoas o visitam todo ano para se encantar com quadros de pintores como Rembrandt, Vermeer e Van Gogh.




O museu está localizado na Praça dos Museus (Museumplein), onde se concentram outros museus importantes, como o Van Gogh e o Stedelijk, e onde ficava o famoso letreiro "I amsterdam", removido em dezembro deste ano pelas autoridades locais.



Visitei o Rijksmuseum no inverno. Era final de janeiro e fazia um frio colossal na rua, acho que em torno de 5 ou 6 graus, e nevava esporadicamente. Foi um alívio saltar daquela geleira para dentro do museu quentinho, ainda mais sabendo que daria pra tomar um café e esquentar o esqueleto. Para vocês terem uma ideia do frio, dá só uma olhada em como ficaram os óculos do meu marido na hora em que ele entrou no museu.





O Rijksmuseum foi inaugurado em 1800, e abriga em sua coleção pinturas da era de ouro holandesa e uma coleção de arte asiática. Como não conheço tanto sobre pintura, andar por aqueles corredores foi uma maravilhosa aula de história.



Um dos quadros que eu tinha muita vontade de ver era A Leiteira, de Vermeer. É possivelmente um dos quadros mais famosos do museu. Não se tem certeza de quando o óleo sobre tela foi pintado, mas estima-se que entre 1657 e 1661. Em um quadro pequenino, Vermeer conseguiu eternizar um ato simples como o de servir leite.

A Leiteira, de Johannes Vermeer

Mulher antiga lendo (1626-1633). de Jan Lievens
(ela e eu rs)

Retrato de Haesje Jacobsdr van Cleyburg (1634), por Rembrandt


Algo que me chamou a atenção foi esse local com o painel enorme da famosa tela de Rembrandt, A Ronda Noturna (The Night Watch). Ela ocupava um quarto inteiro do museu! Foi pintada entre 1639 e 1642, e representa o capitão Frans Banning Cocq comandando a Guarda Cívica de Amsterdã antes de uma patrulha noturna. A Guarda encomendou o trabalho.


A ronda noturna, Rembrandt

No chão, havia vários adolescentes sentados. Eles faziam anotações como se estivessem escrevendo um trabalho para a escola. Que maravilha ter a oportunidade de conhecer arte tão de perto! Gostaria que todas as crianças tivessem a chance de aprender sobre história assim.

As fotos até que são permitidas (sempre sem flash), mas curiosamente não vi tanta gente fotografando nesse museu, diferente de lugares como o Louvre e o Museu d'Orsay. As pessoas estavam mais é observando as telas e conversando entre si. Uma dica: se tiver tempo, visite também a biblioteca do museu. Infelizmente não consegui ir por causa do tempo, mas vale a pena conhecê-la pois é tida como uma das mais lindas do mundo!

(Biblioteca de Pesquisa Rijksmuseum, fonte - Wikipedia)

Passei boas horas nesse mundo holandês. Para falar a verdade, o tempo voou lá dentro! Com corredores amplos e muitos quadros da era de ouro da Holanda, é uma visita incrível para quem ama as artes.


RESUMO

a) O museu fica na Praça dos Museus (Museumplein).
b) Os quadros mais visitados são os de Vermeer, Rembrandt e Van Gogh.
c) Pode fotografar em algumas áreas, mas sem flash.
d) Se puder, visite também a biblioteca do museu. Fecha às 17h.
e) Não deixe de tomar um café na cafeteria deles. Os doces são gostosos!


10 QUADROS PARA CONHECER NO RIJKSMUSEUM

1. A leiteira, de Vermeer
2. A ronda noturna, de Rembrandt
3. Auto-retrato, de Van Gogh
4. Diorama of a Slave Dance, de Gerrit Schouten
5. Cristo pregando, de Rembrandt
6. Adoração de o dourado `calf`, de Lucas Van Leyden
7. Cavalgada matinal pela praia, de Anton Mauve
8. A batalha de Waterloo, de Jan Willem Pieneman
9. Skatistas em uma aldeia, de Hendrick Avercamp
10. The square man, de Karel Appel




HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Todos os dias, das 9 às 17.00 horas.
PREÇOS: Adultos: €17,50 - Crianças de 18 anos e mais jovens: grátis. Comprar bilhete online.
ENDEREÇO: Museumplein/Museumstraat 1 1071 CJ Amsterdã. Telefone +31 (0) 20 6621 440.

(Todas as salas do museu são acessíveis para cadeiras de rodas. No museu existem cadeiras de rodas disponíveis; pode-se pedir uma logo na entrada.)


REDES SOCIAIS
No Facebook
No Instagram
No Twitter


You May Also Like

0 comentários